Doutor Responde
Login

Depakene

Perguntas respondidas

Quem toma Depakene pode tomar cerveja?
  • Olá, a bebida alcóolica é sempre contraindicada durante o tratamento com esses medicamentos, independente da dose e do quadro clínico. Há um prejuízo de mão dupla, principalmente pelas duas medicações ocuparem os mesmos receptores de células do fígado. Dessa forma, o álcool compromete a eficácia do fármaco e prejudica a depuração (Metabolismo de eliminação), o que faz com que a medicação fique mais tempo no organismo, podendo causar ou agravar efeitos colaterais. Além disso, estando o fígado em parte ocupado com a metabolização do medicamento, o álcool pode ficar mais tempo no organismo e resultar em uma embriaguez com doses menores que o habitual.
    A bebida alcoólica às vezes é usada para aliviar sintomas ansiosos pelo seu efeito de desinibição, como para deixar mais calmo ou alegre. Isto pode atrapalhar o tratamento, pois passado o efeito do álcool a tendência é que piore os sintomas de ansiedade, além de condicionar uma dependência química.
    De qualquer forma sugiro que converse com seu psiquiatra para que possa fazer os devidos esclarecimentos e trazer segurança sobre o uso da medicação, fazendo as orientações necessárias sobre esta associação. Lembrar que a informação e o autoconhecimento podem ajudar a lidar com esta situação e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.

    0
    Dr. Túlio Teixeira de Araújo
    Dr. Túlio Teixeira de Araújo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    Uberlândia / MG
    Solicitar agenda
SINTO DOR ABDOMINAL, POSSO INTERROMPER DEPAKENE 250 MG? OBRIGADO.
  • Boa tarde. O depakene pode ser utilizado tanto para epilepsia quanto transtorno afetivo bipolar e, independente de qual seja a sua indicação, não deverá interromper o uso. Além disso, o efeito colateral DOR ABDOMINAL pode ser transitório e em breve, você pode não sentir mais nada, se beneficiando da medicação. Vale a pena conversar com seu médico e reavaliar sintomas, efeitos colaterais e possíveis medicações que possam substituir, se for o caso.

    1
    Drª. Sandra Pernisa
    Drª. Sandra Pernisa
    Psiquiatria
    Santos / SP
    Solicitar agenda
Boa tarde. Tenho dúvidas se ácido valproico e valproato de sódio são intercambiáveis.
  • Eles fazem o mesmo efeito, são anti-convulsivantes.

    0
    Dr. José Umbelino de Morais
    Dr. José Umbelino de Morais
    Clínica Médica
    Endocrinologia E Metabologia
    Uberlândia / MG
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br